JpD incentiva Governo a empreender medidas para promoção do emprego jovem

Quinta, 27 de Julho de 2017 - 13:17
jpd

A Juventude para Democracia – JpD quer ver refletido no Orçamento de Estado 2018 um conjunto de medidas que visam a promoção do emprego jovem. Na audição que manteve com o Ministro da Finanças, a JpD incentivou o Governo a empreender essas medidas que vão desde o estímulo ao ambiente do negócio, à operacionalização de instrumentos já existentes, como a bolsa CV Garante, a CV Global e o programa 3E’s – Empreendedorismo, Empregabilidade e Emprego. Ainda propõe a operacionalização dos estágios profissionais, nas empresas.

Outra grande preocupação da Juventude do Movimento para a Democracia prende-se com o Ensino. O Líder da J democrática, Euclides Silva, sugeriu ao Ministro o aumento da escolaridade obrigatória já no próximo orçamento, como via de manter os jovens no sistema de ensino. Também pediu que seja revisto o montante do valor das bolsas de estudo, “que neste momento é muito irrisório, levando a que os jovens estudantes tenham que trabalhar para equilibrar o seu orçamento, o que implica menos tempo para se dedicar aos estudos”.

Também propõe a isenção da taxa na aquisição de equivalência aos estudantes que concluíram a sua licenciatura fora de Cabo Verde. “Defendemos que, hoje em dia, já não faz sentido esta burocracia e o pagamento da taxa que encarece a procura de emprego. Estamos num mundo global e os estudantes formam nas melhores universidades lá fora, conforme dizem os rankings, e não faz sentido esta descriminação negativa, em relação aos que estudam cá. O Governo deve considerar esta questão, e se não for em bloco para todos os países, pelo menos que sejam para Portugal e Brasil, onde temos maior número de estudantes lá fora”, fundamenta Euclides Silva.
Uma outra preocupação também expressa nesta audição tem a ver com a bonificação dos juros na aquisição da habitação por parte dos jovens.

A JpD aproveitou a ocasião para congratular-se com este Governo pela iniciativa de dar espaço à Juventude partidária para apresentar as suas propostas e sugestões no quadro da elaboração do Orçamento de Estado. “Isto demonstra a importância que este Ministro, em particular, e este Governo tem dado à questão da juventude e por isso agradecemos bastante”, expressou Euclides Silva.

Este rol de propostas da JpD vão de encontro ao Programa do Governo, pelo que no próximo ano, grande parte destas medidas vão ser implementadas, garantiu o Ministro Olavo Correia. O Governo considera, claramente, a Juventude Cabo-Verdiana uma prioridade para o desenvolvimento de uma sociedade sustentada e equilibrada.

OE2018

JPD