Conferência: OE2019, as oportunidades para a juventude

Quarta, 07 de Novembro de 2018 - 10:47
jpd

Dando seguimento a sua estratégia de aproximar os governantes dos jovens, por forma a  criar um canal directo para o diálogo e para a troca de ideias, a JpD promoveu, no passado dia 02, em S. Vicente, uma conferência para debater as oportunidades para a juventude que constam no orçamento de Estado, tendo como orador o Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Dr. Olavo Correia e a abertura presidida pelo presidente da JpD, Dr. Euclides Silva.

De entre as vários oportunidades apresentadas constam a gratuitidade do ensino do pré-escolar ao 10° ano de escolaridade; massificação da formação profissional; 5 mil vagas para estágios profissionais; aumento de bolsas de estudos para a formação profissional e superior;  redução de impostos sobre as pessoas coletivas para 22%; redução da burocracia no relacionamento com o Estado; O Estado passa ter um prazo máximo de 45 dias para pagar os seus fornecedores; 

Os presentes fizeram um conjunto de propostas ao Sr. VPM, nomeadamente o fomento do intercâmbio e da mobilidade juvenil; criação de bolsas de mérito cívico e cultural como forma de incentivar a participação cívica dos jovens;  também houve propostas no sentido de incentivar o movimento associativo, bem como  a requalificação das pessoas que estão formadas em áreas que não tem saída no país.