Cabo Verde participa pela primeira vez no parlamento francófono da juventude com Alector Timas da JpD

Terça, 18 de Junho de 2019 - 17:35
tomas, jpd

O membro da JpD, Alector Timas, vai representar Cabo Verde pela primeira vez, na 9º edição do parlamento francófono da juventude que irá decorrer de 04 a 09 de Julho em Abidjan, Costa do Marfim.

Em declaração à imprensa, esta manhã, depois de ser recebido em audiência pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, Alector Timas disse que o evento é uma grande oportunidade para o país estar activo nesta rede de comunicação que irá juntar mais de 300 jovens universitários.

Segundo avançou, vão estar sobre a mesa temas ligados à criança sem identidade, pena de morte em África e outros assuntos relevantes para o continente africano.

Por outro lado, assegurou que pretende conhecer e recolher subsídios dos países que já dispõem do parlamento jovem, trazer ‘inputs’ e conhecimento para que Cabo Verde comece a trabalhar na implementação e efectivação deste projecto.

Para fomentar a participação dos jovens na política nacional, Alector Timas defendeu que a juventude cabo-verdiana deve tomar iniciativas próprias, ter uma presença mais activa nas associações comunitárias e estudantil, para que possam desenvolver algumas habilidades que são “muito importantes” no percurso académico como na vida toda.

Alector Timas de 22 anos, é estudante de psicologia das organizações na Universidade de Cabo Verde, membro de várias associações nacionais e internacionais, actualmente é vice-presidente da Federação Nacional dos Estudantes e do Desporto Universitário e faz parte do grupo de acólito na paróquia São Paulo Apostolo, em Palmarejo.

A 9º edição do parlamento francófono da juventude acontece, de 04 a 09 de Julho, em Abidjan, Costa do Marfim.

Fonte: Inforpress